Recuperação de pavimentos

Confira as técnicas utilizadas pela VCV Engenharia na recuperação de pavimento asfáltico

Técnicas de Recuperação de Pavimento Asfáltico

Para definição de alternativas de recuperação de pavimento é necessário estudo do pavimento existente. Procede-se por avaliação funcional e avaliação estrutural. Essas avaliações fornecem dados para análise de condição da superfície do pavimento e de sua estrutura para definição da devida alternativa. Na avaliação funcional é verificada a condição da superfície do pavimento, por levantamento e análise de defeitos superficiais, e da condição de irregularidade longitudinal. Os principais defeitos são: área trincada e severidade do trincamento, deformações e irregularidade.

Na avaliação estrutural é verificada as condições da estrutura de suportar cargas, por meio de levantamentos não destrutivos (teste de carga) para determinação da deflexão superficial e a bacia de deformação resultante da carga atribuída. Analisando os dados das avaliações resulta a solução para a restauração do pavimento para cada caso. Caso estrutural é necessário utilizar método de projeto que leve em conta às características de deformabilidade das camadas do novo revestimento.

Pavimento a ser recuperado

Pavimento recuperado

Recuperação de pavimento asfáltico com problemas funcionais

Aplicação de técnicas de selagem de tintas

Aplicação de técnicas de selagem de tintas

Quando não existem problemas estruturais é necessária à correção dos defeitos superficiais, são empregados revestimentos a seguir, isoladamente ou combinados e antecipados ou não por uma remoção de parte de revestimento antigo:

  • Lama asfáltica (selamento de trincas)
  • Tratamento superficial simples ou duplo (selagem das trincas e recuperação aderência)
  • Micro revestimento asfáltico a frio ou a quente

Quando são identificadas trincas isoladas no revestimento, o seu tratamento por selagem é eficiente no retardo de sua evolução e na necessidade de recuperação de maior magnitude.

Recuperação de pavimento asfáltico com problemas estruturais

Pavimento asfáltico recuperado

Pavimento asfáltico recuperado

Quando existe o comprometimento estrutural do pavimento ou perspectiva de aumento de tráfego, as alternativas de restauração ou reforço compreendem restabelecer ou incrementar sua capacidade estrutural incorporando novas camadas (recapeamento) ou tratamento das camadas existentes.

Os tipos de revestimentos geralmente utilizados como recapeamento são o concreto asfáltico, misturas descontínuas e o pré-misturado a quente. Nestes são empregados cimentos asfálticos convencionais, modificados por polímeros ou modificados por borracha moída de pneus.

A remoção do pavimento é recomendada previamente à execução de camadas de recapeamento quando há necessidade de redução de energia de propagação de trincas existentes no revestimento antigo, retardando a sua reflexão nas novas camadas.

Confira algumas fotos de recuperação de pavimento asfáltico